top of page

THE BIG ONE

Enquanto fecho as malas para deixar o Brasil e fazer de L.A. meu principal endereço, amigos e mesmo estranhos fazem a mesma pergunta repetidamente:

"Você não tem medo do “Big One”?

“The Big One” é o nome do apocaliptico terremoto de magnitude 8, previsto para acontecer ao longo da falha de Santo André e que supostamente irá despejar cidades como San Diego, São Francisco e claro, Los Angeles, minha nova base, nas profundezas do Oceano Pacífico.

O grande terremoto, irá redesenhar a geografia da Costa Oeste dos Estados Unidos e borrar da face da terra não só qualquer traço de civilização mas ainda pior: o fabuloso estilo californiano de viver.

Admito que não foram poucas as vezes que acordei no meio da noite com a casa tremendo e alarmes de carros disparados numa sinfonia vinda da rua. Nas primeiras vezes, eu saltava em busca de abrigo, de baixo de uma mesa ou do marco da porta, mas com o tempo vc vai se acostumando e logo, só senta na cama esperando prá ver se é mesmo preciso correr. Depois de alguns episódios, simplesmente vira pro lado e dorme.

Arriscado? Talvez.

Mas viver em São Paulo, Rio de Janeiro ou mesmo Porto Alegre (o que estou dizendo?... principalmente Porto Alegre!) também oferece um pacote de riscos. E não são poucos. Pode-se perder a vida a qualquer momento, em qualquer esquina, pelo simples fato de estar na hora errada, no lugar errado. Sem falar em outros desastres de proporções variadas – o caos do transito, a bancada evangélica, o fim do estado laico, fanáticos e neo nazistas de plantão, e pessoas inteligentes fazendo coraçaozinho com as mãos em intermináveis selfies.

Vivemos o caos, mas também é verdade que nos acostumamos a qualquer coisa. Até ao fato de que uma figura como Donald Trump pode se tornar o líder da maior potência da terra ou de que Luis Inácio Lula da Silva volte a subir a rampa do Palácio do Planalto. Sem mencionar o fato de que tenho bons amigos que votarão em ambos.

Será o fim do mundo?

"O Apocalipse permanece como uma de nossas mais atávicas fantasias. Não é simplesmente o impulso de avançar no livro e espiar a ultima página para saber o final da história. É um desejo de antever o caos, a revelação do que já sabemos mas não podemos ver: nada é garantido, nada na vida é banal e a civilização é só um acordo que pode ser revogado a qualquer momento."

Por trás de nossas leis e fronteiras, estamos todos juntos em um imenso planeta a céu aberto, onde tudo pode acontecer e não temos outra escolha a não ser sobreviver, construir abrigos e encontrar uns aos outros na tempestade.

E enquanto me preparo para viver em perigo sobre a falha de Santo André, lembro de T.S.Eliot que não por acaso em 1925 já profetizava, qual seria o destino da Humanidade:

“É assim que o mundo vai acabar,

Não com um estrondo, mas com um gemido".

.........................

*Jonh Koenig, The Dictionary of Obscure Sorrows.


Featured Posts
Check back soon
Once posts are published, you’ll see them here.
Recent Posts
Archive
Search By Tags
No tags yet.
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page